Em uma resposta simples: para valorizar o imóvel, gerar um up na iluminação – sem o ônus do aumento da conta, e criar charme com a nova luz solar cristalina. Não é à toa que vemos vidros em construções grandes como shoppings, grandes edifícios comerciais, museus, etc.
Vidros são sinônimo de requinte e transparência, desde que começaram a ser usados como parte da arquitetura. Janelas de vidro – por mais comuns que sejam agora, eram tidas como um verdadeiro luxo há poucos séculos atrás.
Das janelas para paredes, foi um pulo – e tivemos as vitrines e divisórias em vidro, que vão desde a fachada da loja, até o box do banheiro. Então, quando começamos a usar vidro também como coberturas, foi como se déssemos apenas mais um passo, previamente definido.
Há um antigo ditado que diz “quem tem telhado de vidro, não joga pedra no telhado do vizinho”, demonstrando o quão frágil deve ser ter um telhado transparente. Puro engano.
Vidro é luxo, e também é segurança.
Uma cobertura em vidro não vai quebrar porque alguém lançou uma pedra, uma bola, ou um celular – acredite – rumo a ela. A transparência aqui não é sinônimo de fragilidade, até porque, o vidro usado em coberturas, não [e nem um pouco parecido com o que usamos nas vidraças, ou nos copos, por exemplo.
Para ser usado em uma cobertura, é preciso que o vidro seja aramado, o que significa que ele tem uma ‘tela interna’ que protege quem transita por baixo, de ter cacos de vidro caindo sobre sua cabeça. Assim, mesmo que o vidro se quebre, ele não vai se despedaçar e criar cacos para todos os lados. Vai ficar apenas com uma trinca aparente.
Se não for aramado, é laminado, ou tem uma película de proteção – colocada antes da instalação – para que tenha o mesmo efeito. É mais seguro do que outros materiais, porque mesmo quebrado, ainda fica ‘inteiro’ no mesmo lugar.
Quais as principais vantagens de uma cobertura em vidro?
Há pelo menos três coisas que podemos citar como diferenciais, economia, amplitude e manutenção. Sem falar na capacidade de deixar o ambiente mais aconchegante e refinado, com um preço que cabe no bolso.
Veja melhor as vantagens a seguir:
- A mais notável é a economia de energia. Com a luz que entra, não é preciso usar lâmpadas no ambiente enquanto houver luz solar. E, mesmo à noite, ainda há muita claridade vinda da Lua.
- A sensação de amplitude do espaço é a outra vantagem percebida por quem usa vidro. Tanto na cobertura, quanto como divisória, ele tem o efeito duplo de proteger o ambiente que cobre, e ao mesmo tempo, dar a sensação de expansão, como se o espaço fosse maior do que é na realidade.
- A manutenção de baixo custo, também é algo muito comentado. É fácil de limpar, não cria ou acumula fungos, e não requer uma equipe técnica especializada, podendo ser feito por qualquer pessoa.
Não sabe ainda qual tipo de vidro usar, ou onde pode colocar vidro? Leia este artigo que escrevemos para esclarecer esta e outras dúvidas.